Construindo marcas mais fortes

Todos os dias, interagimos com dezenas, talvez centenas, de marcas durante nossas atividades. Algumas destas são essenciais e outras nem tanto, pois é comum observar novas marcas surgirem no mercado ao mesmo tempo que tantas outras desaparecem sem deixar rastros, em um piscar de olhos, mal nos damos conta e muitas empresas deixam de fazer parte do nosso dia a dia.

Agora, já imaginou acordar e não encontrar o Spotify ou Facebook? Se simplesmente sumissem, não estivessem mais disponíveis em lugar nenhum, essa situação seria no mínimo chocante. Isso acontece porque essas marcas fazem parte do nosso cotidiano, elas são relevantes ao ponto de nos tornar fiéis e defensores, com vontade de interagir nesse universo de consumo.

A partir dessa reflexão, uma questão é evidente: por que algumas marcas são tão importantes e outras nem tanto? A resposta é simples, pois requer muito trabalho, estratégia e tempo investido, ou seja, aguardar o timing perfeito para colher os frutos de cada ação trabalhada. As empresas precisam ampliar o campo de visão, parar de pensar apenas em si e praticar a empatia, ou seja, se colocar do lado do seu consumidor, compreender suas necessidades e solucioná-las de forma criativa. O resultado a longo prazo é a construção de uma marca relevante, que gera valor para as pessoas de forma natural. O lucro é importante para o crescimento da empresa, mas para que obtenha números de maneira sustentável é fundamental investir em projetos que façam do mundo um lugar melhor e agregue valor aos interlocutores das nossas marcas.

O primeiro passo para a mudança é pensar nessas quatro questões:

·  Qual é a alma da sua empresa?

·  Quais são os valores e crenças fundamentais que impulsionam sua marca?

·  Qual a relevância da sua marca para os clientes?

·  O que a sua marca faz que não pode ser copiado?

A evolução está acontecendo todos os dias. As marcas vencedoras são aquelas que se atentam e se adaptam ao cenário atual sem perder sua essência, com base nos valores que foram construídos com o passar do tempo. Pense que, gerar valor é ir além do básico, é preciso superar as expectativas de todos que interagem com a marca, internamente e externamente, para se tornar protagonista em um mercado que não para de evoluir.

 

Autor: Daniel Faulin
Co-autor: Giorge Alexandre

Documento próprio, com caráter educacional. Todo o conteúdo foi desenvolvido com base em pesquisa e experiência da agência. Compartilhe e divulgue, mas não se aproprie de forma ilegal do conteúdo.

 

 

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