A sua empresa já está preparada para as feiras de 2018?

O mercado de feiras de negócios no Brasil

O País ocupa a liderança na América do Sul com cerca de 2.200 feiras todos os anos, segundo os dados divulgados recentemente pela UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feiras). Estima-se ainda um crescimento do setor acima de 4% em 2018, superior à média mundial. As maiores feiras B2B que acontecem no Brasil recebem em média 50 mil visitantes e algumas delas ultrapassam os 100 mil.

A cidade de São Paulo responde por 75% do total de feiras, eventos e congressos realizados no País, por isso, é considerada a capital sul-americana das feiras de negócios. E de acordo com o estudo “O impacto econômico e social das feiras de negócios em São Paulo”, desenvolvido este ano pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a capital paulista atrai 8,8 milhões de visitantes entre profissionais e compradores, movimentando em torno de R$ 16,3 bilhões, o que gera boas oportunidades de negócios para as pequenas, médias e grandes empresas expositoras.

Veja algumas dicas imprescindíveis que vão fazer a diferença para sua empresa brilhar nas feiras mais importantes do mercado.

1. Planejamento anual

Tempo: É um grande aliado na gestão e planejamento de qualquer projeto. Em feiras e eventos ele é crucial para que se atinjam bons resultados, fazendo valer a pena todos os esforços e investimentos. Por isso, defina com antecedência quais são as feiras mais relevantes e estratégicas do setor, aquelas nas quais sua marca não pode estar fora de jeito nenhum. O ideal é montar o planejamento com pelo menos 6 a 12 meses, dependendo do porte do evento e não deixar passar nenhum prazo.

Defina seus objetivos: Quais novidades sua empresa vai mostrar na feira? Uma nova linha de produtos? Outro posicionamento de mercado? Qual temática vai usar? É fundamental definir com clareza os objetivos que vão guiar todo o projeto.

Acompanhe as tendências e inovações: Saiba quais são as tendências nacionais e internacionais que dão certo em feiras de negócios, por isso, vale a pena investir nessa pesquisa de referências e cases, para levar experiências inesquecíveis ao seu stand.

Concorrência e Público-Alvo: Mapeie a presença da concorrência e quais são os públicos participantes. Desta forma é possível preparar estratégias assertivas para atrair o público-alvo e se diferenciar dos concorrentes.

Experiências: Traga novidades e crie ações diferenciadas. Brindes, experiências sensoriais, demonstração de produtos de forma inovadora e sorteios são estratégias poderosas para agregar valor à presença da marca. E lembre-se, em poucos dias de evento sua empresa precisa se destacar, gerar leads e fechar negócios, trazendo o tão esperado ROI (Return on Investment).

Investimentos: Defina o budget para cada feira e faça um checklist detalhado com todos os custos envolvidos, como os fornecedores, aluguel do espaço, materiais de vendas, comunicação visual do stand, staff participante, entre outros, assim é possível programar os investimentos com antecedência e não ser pego de surpresa com valores extras em cima da hora ou perder boas oportunidades.

 

2. O Projeto de Identidade Visual

O stand deve refletir o posicionamento e toda a essência da marca, por isso, é necessário contar com uma empresa de branding especializada em projetos de comunicação e identidade visual para feiras de negócios, capaz de traduzir o briefing em sólidos conceitos de marca.

Explore os diferenciais em painéis, totens, banners, vídeos, brindes, embalagens, displays, uniformes da equipe e muitos outros recursos que são estratégicos para consolidar sua presença e ganhar visibilidade, levando a mensagem certa para o público certo.

Por exemplo, se a sustentabilidade é um conceito e posicionamento de sua empresa, tal temática deve ser considerada em toda comunicação, como um “tom de voz” único, presente nos materiais de marketing e vendas, inclusive nos projetos para feiras de negócios.

O stand é uma grande vitrine para que prospects, clientes e demais stakeholders (diversos grupos de influenciadores e multiplicadores da marca) se relacionem com a empresa, fomentem negócios e oportunidades, por isso, o projeto do layout é de extrema importância e deve ser tratado com total seriedade, e por profissionais que compreendam a essência da marca e desenvolvam soluções assertivas e originais, com foco em resultados.

Além da parte visual, a escolha da equipe que irá trabalhar no stand precisa ser criteriosa e estratégica. Os profissionais são embaixadores de sua empresa no evento, responsáveis pela abordagem e captação de prospects, por isso, devem seguir a identidade que a marca deseja passar, tanto na apresentação, quanto na recepção e atendimento aos clientes.

 

Cases de stands bem sucedidos

Alguns exemplos de stands que superaram as expectativas dos clientes e se destacaram na in-cosmetics Latin America 2017, considerada a maior feira de ingredientes do setor, foram os projetos desenvolvidos com a expertise da Agência Neurona, especializada em soluções inovadoras de branding, design e comunicação estratégica nos setores químicos, personal care e farmacêutico, para as empresas Citróleo, Vantage e Angus Chemicals que possuem forte atuação no segmento B2B.

“Todos os trabalhos desenvolvidos pela Neurona criam experiências positivas entre as marcas e pessoas, buscando sempre uma conexão afetiva e efetiva entre elas, a partir de planejamentos consistentes que captam a essência de cada marca, aliando a complexidade técnica do setor ao design funcional e impactante”, segundo explica Daniel Faulin, diretor de projetos da Agência Neurona, sobre a metodologia de trabalho da empresa.

 

Resultados

Avalie as experiências que sua empresa obteve nas feiras anteriores, compare os resultados tangíveis, como o retorno do investimento, captação de leads e também os intangíveis como os ganhos em branding e o aprendizado obtido, além de acompanhar as novidades da concorrência, para melhorar continuamente o desempenho nos próximos eventos.

Antes mesmo de montar o planejamento para a participação de sua marca nos principais encontros de players do setor, responda: você já sabe qual mensagem e posicionamento sua empresa quer passar para o mercado em 2018?

 

Autor: Daniel Faulin

Documento próprio, com caráter educacional. Todo o conteúdo foi desenvolvido com base em pesquisa e experiência da agência. Compartilhe e divulgue, mas não se aproprie de forma ilegal do conteúdo.

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