A Tendência do Flat Design nas Marcas

O estilo flat é uma tendência visual que segue os conceitos minimalistas, inspirado na usabilidade, simplicidade e clareza das informações. Ele traz novos valores e perspectivas para o design, propondo experiências diferenciadas no relacionamento do consumidor com as marcas e produtos.

O que esse estilo tem de novo? O uso de imagens com bordas nítidas, cores fortes e vibrantes, espaços abertos e elementos planos no layout, bem diferente das sombras, reflexos, relevos, bordas chanfradas e serifas, elementos que já foram referências no design e que felizmente estão sendo superados.

O estilo flat exige cada vez mais altas doses de criatividade estratégica dos designers em todo o mundo, na representação de informações e marcas por símbolos simples, diretos e assertivos.

Vantagens do Estilo Flat

  • Clareza
  • Visual leve e estilizado
  • Rápida compreensão e memorização
  • Simplicidade que se opõe ao excesso de informações/caos
  • Foco total na experiência dos usuários
  • Facilita a usabilidade de aplicativos, produtos e serviços

Minimalismo

O minimalismo nada mais é que a simplificação de conceitos e objetos, seu lema principal é o “menos é mais” e por isso, está presente nos mais variados tipos de artes, objetos de decorações, embalagens de perfumes, arquitetura, design dos carros, relógios, na propaganda, aplicativos, logos e muitos outros elementos, a partir de ícones, figuras geométricas e símbolos com traços leves, claros e concisos.

(fonte: https://www.cosmeticinnovation.com.br/brandless-tendencia-atual-que-aproxima-as-marcas-de-beleza-do-consumidor/)

A razão do minimalismo é contrapor-se ao excesso de informações e elementos visuais que facilmente caem em imagens clichês e podem colocar a perder um projeto de identidade visual.

Marcas famosas e o estilo flat

Muitas marcas renomadas que tinham logos rebuscados com traços mais complexos e carregados renovaram sua identidade visual com o passar dos anos, reduzindo elementos que foram substituídos gradativamente por ícones leves e funcionais do estilo flat.

Alguns exemplos de marcas que estilizaram seus logos foram a Guinness, M&Ms, Red Bull, Nutella, Apple, Starbucks, MasterCard e muitas outras que trazem conceitos modernos em oposição ao excesso de informação e natureza caótica do passado.

As marcas criadas nos últimos anos já nasceram com o estilo flat no DNA, posicionamento de mercado e também na identidade visual, reforçando seu espírito inovador, arrojado e tecnológico, como o Nubank, Android, Whatsapp e Airbnb.

 

Elementos visuais como ferramentas de diferenciação da marca

Os ícones e símbolos minimalistas do estilo flat remetem à simplicidade e reforçam a identidade visual e lembrança da marca, como a maçã da Apple, o tom de laranja do Itaú, a onda no logo da Coca-Cola, “M” amarelo do McDonald’s, os quatro círculos entrelaçados da Audi, a seta laranja da Amazon, os três traços da Adidas e o símbolo da Nike que imediatamente são associados com suas marcas.

Esse estilo de layout que busca soluções na simplicidade pode ser considerado um importante diferencial estratégico da marca, capaz de ser reconhecida de forma rápida e inconsciente por meio de suas cores, traços ou símbolos, confirmando a máxima de ser “menos é mais”.

Tendências para os próximos anos

O design continua tendo foco na experiência do usuário, trazendo elementos atuais que agregam valor e simplificam o dia a dia, seja no uso de aplicativos ou na interação e reconhecimento de marcas e produtos.

O estilo flat é bastante versátil e abusa dos ícones minimalistas para traduzir conteúdos complexos em mensagens diretas de fácil entendimento, a partir de cores primárias e secundárias, formas geométricas e traços leves na representação de conceitos, propondo assim novas perspectivas e experiências com as marcas.

O design contemporâneo busca atender às expectativas do público, e é ele quem dita o que vai servir ou não nos próximos anos, a partir de seus valores, propósitos e necessidades que apontam para soluções simples, facilitadoras e acima de tudo funcionais.

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