• Thales Fuzetti

A construção de uma marca B2B

Atualizado: Abr 7

Por aqui, não cansamos de reforçar a importância da marca em qualquer ambiente, inclusive no B2B, que é o nosso foco. Uma marca forte e bem trabalhada não só carrega seus valores consigo, como reflete essa essência em todas as ações. Assim, encontra e ocupa seu lugar no mundo de forma proprietária, consistente, impactante. O retorno é percebido de diferentes (e importantes) maneiras: reconhecimento no mercado, diferenciação dos competidores, identificação com público, crescimento nos resultados.


Em outras palavras: uma marca forte engaja mais, encanta mais e vende mais.


Para chegar lá, o caminho é o branding. E nós estamos aqui para te guiar e revelar esses novos horizontes para a sua empresa.


Antes disso, porém, quero voltar alguns passos no tema e falar sobre a pirâmide de Maslow. Esse conceito, usado na psicologia (desenvolvido pelo psicólogo de mesmo nome, Abraham Maslow), define as cinco fases pelas quais os ser humano passa no processo de evolução. Da base para o topo, são elas: necessidades fisiológicas, segurança, afeto, autoestima e realização pessoal. De uma forma geral, se a pessoa tem o básico, está pronta para avançar ao próximo estágio, e assim por diante até chegar ao topo.


É inspirado nessa ideia que nosso trabalho acontece, em uma pirâmide adaptada ao mundo do branding. Afinal, podemos associar uma marca a uma pessoa, uma vez que ambas têm necessidades, objetivos, comportamentos, relacionamentos…




Agora sim entramos no nosso universo de branding. A pirâmide (acima) apresenta os níveis de maturidade da marca.


Na base está a necessidade primária: produzir, vender, entregar. Isso é o básico para qualquer negócio e é por isso que 90% das empresas B2B estão aí. E nada de errado nisso, afinal, o lucro é essencial para a sobrevivência. Mas será que é só isso? O beabá bem feito é super importante e é o primeiro degrau. No entanto, do ponto de vista de construção de marca, para gerar valor e se sustentar a longo prazo, essa escalada deve continuar - mais do que isso, deve ser contínua.


Assim avançamos para o meio da pirâmide, que representa o encantamento. Aqui, a preocupação é promover experiências memoráveis que envolvam os stakeholders. Como é possível fazer diferente para que meu cliente enxergue valor? Ouvir o público e desafiar o status quo é o importante para inovar neste momento. São essas ações que, se realizadas com consistência, farão com que a marca seja lembrada e conquiste lealdade com mais facilidade.


No terceiro e último estágio, engajar é a palavra-chave. E só tem engajamento quando se tem clareza do propósito, que é único de cada empresa. Algo proprietário que se conecta com quem faz e com quem consome a marca, e guia para uma definição certeira de todas as estratégias. Quando se tem um propósito claro, fica mais fácil tomar decisões de sucesso e as ações fazem mais sentido a todos os envolvidos.


Nos baseamos nessa pirâmide para a construção de qualquer projeto de branding aqui na Neurona. Entendemos que manter o foco no lucro é essencial, mas também é importante olhar para os outros degraus da pirâmide. Afinal, comunicar é preciso! Da porta para dentro, o branding bota a casa em ordem, ou seja, ajuda a empresa a se entender, se posicionar e estruturar melhor as estratégias. Da porta para fora, o papel é contar para o mercado tudo o que você faz. Sem comunicação, ninguém irá conhecer e nem lembrar da sua marca. Portanto, amplifique a sua voz. É sobre contar e encantar (para atrair), engajar (para envolver) e então, com essas ações alinhadas, vender.


Ações memoráveis comunicam melhor para o mercado, atraem e fidelizam clientes, o que gera melhores resultados.

Consideramos todas as três etapas, em uma caminhada diária. Se não tiver estratégia, essa construção fica sem sustentação e segurança. Se tiver estratégia, ao contrário, tudo acontece com coerência e singularidade para, assim, transmitir consistência, propriedade e relevância. Um conjunto que forma uma marca diferenciada que se destaca da concorrência.


Como sua marca está sendo construída?

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Participe do nosso universo

e receba nossa news...

Nossa Casa

Rua Paracatu, 309   •   Saúde

São Paulo Brasil    •   CEP 04302-020

Fale Conosco

oi@neurona.com.br

+55 11 2338-3898      •      +55 11 2338-6138

-

Política de privacidade e cookies     •      Neurona Marcas Inteligentes © 2009 - 2021

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
logo-neurona.jpg