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  • Daniel Faulin

Comunicação exige dedicação e consistência

Você cuida da sua marca? Ela tem a atenção​ que merece? Uma empresa com esse mindset de cuidado faz toda a diferença ​na conquista de clientes e resultados.


Uma palavra-chave​ para introduzir o assunto é: ​dedicação. ​Dedicar tempo, pensamento e investimento.


​Para começar, ter em mente que existem profissionais especialistas, com olhar treinado e pensamento estratégico para criação de identidade visual e planos de comunicação mais adequados à empresa. Eles têm expertise para detectar a mensagem a ser transmitida, sabem como traduzi-la para ficar mais forte, além de entender seu público-alvo para aproximar e conduzir a conversa da maneira mais eficaz. Isso inclui desde o trio estratégia-planejamento- criação, até a parte prática (qualidade nas fotografias e materiais utilizados, por exemplo).


Uma vez definido quem vai trabalhar na comunicação com você, acredite e confie. ​Nesse processo, a equipe ​vai se aproximar e conhecer a marca; entender demandas, pontos altos e pontos fracos; criar intimidade e, ​consequentemente, cuidar. Importante ter em mente que isso requer tempo, e esse tempo é valioso e necessário – a ansiedade que leva à substituição frequente de profissionais só enfraquece o processo, pois cada nova equipe que chega exige um novo recomeço e, portanto, todos voltam algumas casas no processo.


Consistência também vale na comunicação. Defina um guideline da marca para orienta​r​ todas as escolhas e decisões, e garanta que os envolvidos com a marca façam o mesmo. ​É importante tudo e todos seguirem a mesma mensagem, com o mesmo jeito de fazer e de falar​, porque isso ajuda a criar, manter e fortalecer a proposta de valor​. Do contrário, os materiais ​ficam confusos e sem sinergia​ entre eles​​.


Nada disso acontece da noite para o dia – desde formar uma equipe entrosada e envolvida, até criar uma identidade forte e campanhas consistentes. ​É por isso que falamos em dedicar tempo e entender o período de maturação das ideias e do trabalho. Existe um caminho a ser desenhado e percorrido para resultados esperados​: ​demanda estudo​, pensamento​ e muita mão na massa. ​Pare para pensar no ‘Just do it’ da Nike, no ‘Think different’ da Apple ou nas cores e shapes da Coca-Cola. Foram anos de empenho antes de conquistar a identificação imediata do público. São marcas já conhecidas? Sem dúvida, mas sem dedicação e consistência tudo poderia ser diferente.


Na Neurona, dedicação e consistência são palavras de ordem. Seguimos essa filosofia e acolhemos projetos de longa duração para realizar um trabalho contínuo e aprimorado. Por isso, nossa metodologia própria​ conta com uma etapa de imersão logo no início. Esse processo  nos ajuda a entender a essência de cada ​cliente para, a partir daí, desenvolvermos ​campanhas e identidades ​de impacto, com resultados a longo prazo​.

Thales Fuzetti

Diretor de negócios da Neurona Marcas Inteligentes

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