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  • Daniel Faulin

A visão de uma agência de comunicação na in-cosmetics Global

Atualizado: Mai 25

Como se destacar entre 800 expositores? E como conquistar os visitantes em uma feira com tantos estímulos? O segredo é atrair, encantar e envolver. Fui descobrir de perto como os players estão encarando este desafio.


Aconteceu mês passado, em Paris, a in-cosmetics Global 2019. Um evento com mais de 800 expositores do mundo todo, com as novidades que conduzirão o universo da cosmética pelos próximos anos. Eu, representando a agência Neurona Marcas Inteligentes, estive por lá para conferir. Mais do que produtos, texturas e fragrâncias, meu interesse era descobrir como tudo isso foi comunicado. Mantive o olhar focado nos estandes e seus detalhes, soluções, experiências e tendências em comunicação.


Para começar, destaque absoluto para a interação, interação e mais interação. A preocupação em atrair e se relacionar com o visitante através de experiências envolventes foi algo presente na maior parte dos estandes. Um comportamento do mercado em geral – e que ganha cada vez mais força – são os espaços e produtos instagramáveis. Ou seja, tão interessantes, bonitos ou curiosos que despertam o desejo de fotografar e publicar – obviamente, o objetivo é a busca por likes e geração de mídia espontânea. Cores vivas, imagens e mensagens estimulantes, locais para selfies, painéis multimídia / vídeo instalações, bancadas para testes com tablets de autoatendimento e simulação de aplicação, laboratório no estande (com agendamento para participação das sessão ao longo do dia), e até a presença de um simpático robô que conversava, tirava fotos e dançava. Todos esses estímulos foram usados, de forma isolada ou combinada, para atrair os olhares, despertar o interesse e encorajar o compartilhamento nas redes sociais. Um combo perfeito para gerar awareness de marca.


Outra tendência foram estandes com conceitos mais soltos e leves. Ao contrário da linguagem corporativa, que costuma ser formal, fria e tão característica nesses eventos, os espaços estavam acessíveis e agradáveis. Para isso, optaram por conceitos temáticos, cenários convidativos e fotos autênticas, humanas e afetivas (nada de banco de imagens padronizado!). 


A consciência com o planeta também segue em alta. Os tons que levam a esse universo, como verde e azul, ganharam protagonismo na feira e a mensagem também era espalhada de forma criativa. Destaco aqui o case do patrocinador do WiFi, que colocou a senha “gonatural” e, assim, espalhou sua crença entre os usuários de internet – ou seja, alcançou todos os visitantes, praticamente.


Bom, estes foram os destaques que me saltaram aos olhos. Agora que todas essas referências já desembarcaram no Brasil, a equipe criativa da Neurona está abastecida com ideias frescas e todos os elementos necessários para proporcionar as nossas experiências positivas por aqui.

Thales Fuzetti

Diretor de negócios da Neurona Marcas Inteligentes

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